Olá pessoal!!!!
Hoje vamos de TOP 10, para enfrentar os dias frios nada melhor que boas dicas, não é mesmo?

Fonte:Pixabay
Como sabemos, inverno é sinal de tempo seco e frio, resultando em uma maior prevalência de doenças respiratórias, gripes virais, alergias e a famosa imunidade baixa, com isso vamos ver os melhores alimentos e combinações para ajudar a saúde nesta época que o organismo se fragiliza com mais facilidade. Vamos lá:
No inverno ocorre involuntariamente a redução do consumo de água, irritando ainda mais as vias aéreas ressecadas, POR ISSO COMEÇAMOS COM O ALERTA DE SE MANTER MAIS HIDRATADO NOS DIAS FRIOS.
Aumente o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas (laranja, limão, mexerica, kiwi, acerola, morango, manga, nectarina, etc), pois a vitamina C é um poderoso antioxidante modulador das células imunes do nosso organismo, com isso ajuda a equilibrar nossa resistência para combater doenças como as virais.
Exercício físico, mesmo em dias frios!!!!
Alimentos ricos em vitamina A (ex: cenoura, acerola, goji berry), pois ajudam as células mucociliares no transporte das secreções, diminuindo as irritações das vias aéreas.
Chocolate quente, não será proibido, mas a boa dica é substituir o leite integral pelo leite desnatado, usar chocolate meio amargo ou cacau em pó no lugar do achocolatado rico em açúcares.
Os legumes podem ser consumidos em sopas e caldos, uma forma quentinha de aumentar o consumo desses vegetais cheios de vitaminas que auxiliam também no sistema imunológico.
Chás, são bem vindos nessa época, ainda mais que aquece todo o corpo, nada melhor que tomar algo bem quentinho numa noite fria. Para a noite sugiro as chás relaxantes, para auxiliar em uma boa noite de sono, como: camomila, erva cidreira, melissa, maracujá.
Sono em dia, capaz de equilibrar todo o organismo e seu metabolismo, como a consolidação da memória, manutenção da homeostase, reparação de tecidos, regulação da homeostase, reparação dos tecidos, regulação da temperatura corporal e produção de hormônios.
Folhas e verduras, normalmente o consumo diminui, afinal as saladas no verão fazem sucesso por serem frias, mas as vitaminas e minerais continuam sendo fundamentais no dia a dia mesmo no inverno, então aposte em refogar as folhas, para manter o consumo.
Fracionar as refeições ao longo do dia, já que no inverno muitos relatam o aumento do apetite. Esta tática ajuda a controlar a quantidade de calorias das principais refeições e ainda manter o metabolismo ativo.

Fonte:Pixabay
Obrigada pela leitura, e até o proximo post!!!!
Autora: Hellena Zago - Nutricionista Clínica e Hospitalar - CRN9 19491
Instagram: Hellena Zago
Facebook: Hellena Zago
Imaginário Virtual promovendo cultura na internet!
Apoio:
Dúvidas, críticas ou sugestões sintam-se a vontade para deixar nos comentários!
Editor: Matheus Guimarães Gomes Rangel- Médico - R3 Psiquiatria SMS Rio de Janeiro - CRM-RJ: 5295376-8