O ano de 2017 foi um ano impressionante para as criptomoedas. Foi um ano em que o Bitcoin foi amplamente divulgado na mídia, profetas do apocalipse alçaram vozes contra uma bolha nos ativos digitais e muita gente nova entrou no barco. O crescimento do volume de dinheiro aportado em diversos projetos cresceu consideravelmente, e nas mesmas proporções, cresceram os retornos e a expectativa por retornos nos participantes do mercado.
A Decred é um projeto mais jovem que o Bitcoin e com grandes pontos potenciais de crescimento a longo prazo. A seguir temos alguns resultados, sob diferentes métricas, de quem investiu em Decred ao longo de 2017.
Para efeitos de precisão nos cálculos, a cotação da Decred em USD teve seu valor convertido para BRL pela cotação do USD comercial do dia correspondente. E porque em BRL? Porque a comunidade brasileira é grande, coesa e manteve-se absolutamente focada em cada passo do desenvolvimento durante todo 2017!
Preços no decorrer de 2017
O valor de face de 1 Bitcoin é aproximadamente 150x maior que o de 1 Decred. Os famosos gráficos lineares ocultam o que uma escala logarítimica mostra com enorme clareza
O retorno acumulados da DCR comparada ao do BTC ao longo de 2017 impressiona. Durante o ano, o valor de face de uma unidade da Decred aumentou em torno de 100x enquanto o Bitcoin aumento em torno de 10x.
Resultados
A seguir, tabulados, resultados das duas moedas em números. No decorrer de 2017, embora o BTC tenha performado impressionantemente bem no quesito retorno, a Decred ainda performou melhor (20.076,0% contra 1.460,7% até o dia 27/12/2017).
Para os indicadores a seguir, a taxa livre de risco, que funciona como o ativo de menor volatilidade usado para avaliar um investimento, foi a taxa de retorno do Dólar Americano contra o Real.
De maneira geral, avaliando o valor em risco de ambas as moedas, o holder de DCR correu, diariamente, o risco de ter seu patrimônio reduzido em 20.6% enquanto no BTC este foi -9.1%. O Índice de Sharp avalia que o Bitcoin foi um investimento praticamente igual a Decred em virtude desse menor risco. Já o Índice de Calmar conclui que as máximas variações nominais de preço da Decred foram compensados com retornos muito maiores do que os do Bitcoin no mesmo período, e portanto, DCR foi melhor.
Considerações Finais
Ao longo de 2017 a Decred teve um retorno acumulado de 20.076,0% no ano até 27-Dez-2017. Números como esses seriam inimagináveis nos mercados tradicionais. Comparando com o Bitcoin, com 1.460% acumulados ao longo do ano, os resultados da Decred são ainda mais impressionantes.
Ademais, participar do projeto Decred foi incrível durante todo 2017 e o projeto ainda promete mais. O roadmap inclui, para 2018, inovações na parte da segurança da moeda, wallet para dispositivos móveis, o projeto Politéia, o projeto DAO, Atomic Swaps, mineração em Asics e outros pontos tecnicos que certamente refletirão no valor nominal da moeda! No mais, em 2017 os números falam por si, e não sem razão.