
Dias atrás o Nubank, talvez a fintech mais popular do Brasil, lançou uma comunidade online - batizada de NuCommunity (https://comunidade.nubank.com.br) - com acesso aberto inclusive para não clientes. Em seu post de apresentação, cujo link compartilho no final do post, a empresa faz o convite e explica que a ideia surgiu a partir da grande comunidade que já existe e nasceu de forma orgânica, juntando funcionários, clientes, fãs da marca e interessados. Formalizando um espaço onde os próprios membros se ajudam, tiram dúvidas, indicam soluções e dividem experiências que vão além dos produtos da companhia.
A estréia da comunidade online Nubank tb foi notícia no site da Exame - Nubank lança rede social para engajar mais usuários (acesso via Outline para não cadastrados) - que por ironia agora tb é propriedade de outro banco, o BTG Pactual (Revista Exame é vendida para banco BTG Pactual, diz jornal). Lembro que quando a empresa começou, para ser cliente era necessário ser convidado. Uma estratégia que chamou atenção, criou expectativa, procura e divulgação boca a boca, além de uma aura de exclusividade. Achei o mecanismo muito parecido com o sucesso fulminante da antiga rede social Orkut (quando o fundador esteve em SP até tirei essa foto ao lado dele), que apareceu com convites limitados e restritos aos usuários e cresceu rapidamente entre os brasileiros.
Semanas antes, o projeto Basic Attention Token, do navegador Brave que bloqueia publicidade intrusiva e da criptomoeda BAT que remunera os criadores de conteúdo e seus visitantes, tb tinha lançado o site BatCommunity que inclui o fórum: https://forum.batcommunity.org Coincidência maior foi que ao me registrar em ambas, hábito que cultivo como dever profissional pois trabalho com redes sociais, fui recebido por robôs de chat com conversas idênticas (em línguas diferentes, claro). Por vias das dúvidas chequei se o site do Nubank tb era um dos BAT Publishers (sites de conteúdo parceiros), a empresa ainda não é remunerada com tokens mas pelo menos deve ter em comum o uso da mesma plataforma de conversação e comunidade online Discourse (https://www.discourse.org).
O site foi anunciado no final de março: New Website for the BAT Community and Online Creators Features Latest News, Technical Tools, Promotions, and Global Meetup Groups (Novo site para a comunidade BAT e as mais recentes novidades sobre recursos para criativos online, ferramentas técnicas, promoções e grupos de encontro globais). Considero o BAT, cujo token hoje está valendo U$ 0.362 segundo o @coingecko, uma iniciativa interessante e sempre comentei com destaque nas visitas que fiz a escolas e agências, cujo material deixei disponível para download aqui tb: Minha apresentação sobre blockchain e criptomoedas em sites e apps de redes sociais, conteúdo e publicidade agora está disponível no Slideshare. Tb já compartilhei aqui antes sobre ele em Navegador Brave começa a pagar com criptomoedas quem visitar sites com publicidade de parceiros.
Voltando a NuCommunity, como não poderia deixar de ser, o assunto dos tokens e ativos digitais já está sendo discutido por lá: Suporte a criptomoedas e NuCoin - Moeda NuBank baseada em Blockchain . O primeiro tópico foi dica no Grupo Bitcoin Brasil no Facebook, onde levantaram que o banco online já tinha punido clientes que negociam bitcoins (se for verdade, podem até censurar a mensagem no fórum da empresa caso tenham um posicionamento hostil em relação aos cripto ativos). Se ao contrário, o Nubank encarar numa boa uma futura integração com o blockchain e as criptomoedas, usar a mesma ferramenta e chatbot que o BAT pode ter sido um começo, mesmo não intencional :-)
Bem-vindos à NuCommunity, a nossa comunidade online. Entre, fique à vontade e interaja o quanto quiser. Esse espaço foi criado para todos que querem dividir experiências...
Source of shared Link
