
Hoje o comércio e o ecommerce mundial promovem um dia de ofertas, liquidação e descontos conhecido por Black Friday (Sexta-feira Negra). Nascido nos EUA a promoção antecipa as compras de natal e aproveita o feriado do Dia de Ação de Graças celebrado por lá na quinta-feira da quarta semana de novembro. Dias atrás no Linkedin apareceu esta promoção Block Friday (Bloco da Sexta-feira), cujo link compartilho no final deste post, com descontos para inscrições no evento Blockchain Week Summit em Paris (https://www.pbwsummit.com). Minha suspeita é que um trocadilho desta envergadura só poderia surgir na mente de alguém que não tem o inglês como língua nativa :-)
O site Livecoins publicou um levantamento das ofertas (poucas) que encontrou pelo Brasil - Black Friday das corretoras de bitcoin - e agora pouco recebi por email um desconto de 100% (ou seja, grátis, pagando apenas frete) - Black Box: Cartão + Pulseira (bracelete) - na loja da exchange de criptomoedas Bancryp, empreendimento com sede em Florianópolis/SC sobre o qual já postei aqui antes em Um shopping center onde mais de 70% das lojas aceitam Bitcoin existe e fica no Brasil e Loja Organic Press em Floripa aceita bitcoin usando a maquinha da Bancryp.
Apesar dos 15% de desconto hoje, o evento em Paris acontece só em março do ano que vem, justamente na França, país que além do Block Friday... pausa pq lá vem mais um trocadilho: inventou o protesto com Gilets Jaunes (coletes amarelos) no lugar dos Black Blocks! Não se assustem, além da idade e vocação pra encarnar o tio de pavê, minha obsessão por trocadilhos é antiga, é só lembrar o post e a tag que publiquei aqui 2 anos atrás: Você tem dado em casa? Usando o Facebook a resposta é sempre sim :-) #vctemdadoemcasa
Deixando a sexta-feira de lado mas aproveitando o feriado dos EUA, outra iniciativa do mercado blockchain foi o Bitcoin Tuesday (https://www.thegivingblock.com/bitcoin-tuesday), que propôs doações em criptomoedas para ações de caridade e filantropia. Voltando ao Brasil e sem envolver criptos (por enquanto), os publicitários e comerciantes chineses tentaram emplacar pela primeira vez as liquidações do Dia do Solteiro, em 11/11 (percebam a repetição do número 1, aparentemente nada solitário neste dia). Os sites Tecmundo - AliExpress traz Black Friday Chinesa para o Brasil em novembro - e Exame - Black Friday do Alibaba vende US$ 23 bi em 9h, e mira o Brasil - publicaram sobre a nova data.
Alerta: além do cuidado extra com golpes e falsos descontos, denunciados nas redes sociais como Black Fraude, vale compartilhar a apuração da Agência Lupa sobre a origem do termo: É falsa informação de que ‘Black Friday’ começou na escravidão.
Paris Blockchain Week Summit on LinkedIn: "It's BLOCK FRIDAY! Bitcoin is on sale, so are our tickets.
Shared On DLIKE
