
Semanas atrás a Jaguar Land Rover publicou um comunicado em seu site - On the money: earn as you drive with Jaguar Land Rover (Sobre seu dinheiro: ganhe enquanto dirige com a Jaguar Land Rover) - comunicando que está testando novos modelos de carros onde os motoristas poderão ganhar criptomoedas e fazer pagamentos enquanto dirigem. A notícia repercutiu no site Tecmundo - Jaguar Land Rover oferece criptomoedas em troca de dados de condução - e no Guia do Bitcoin - IOTA anuncia parceria com a montadora de carros Jaguar.
A proposta da conhecida fábrica britânica (com sócios indianos) me lembrou do projeto brasileiro Cryptomiles, cujo link do site compartilho no final deste post e que abre com a explicação: dirija e ganhe, simples assim. A ideia é que os usuários possam trocar seus dados de condução por tokens e participando como um elo na cadeia de carros conectados, gerando e recebendo valor de seguradoras, montadoras, provedores de serviços, planejadores de cidades inteligentes, etc. A Cryptomiles se auto define como um utility token de mobilidade da DriveOn (https://www.driveonauto.com), plataforma que inclui equipamentos hardware com a tecnologia Harman, empresa da Samsung.
A iniciativa brasileira tem foco no mercado de seguros de automóveis, que dá a impressão de ser maior do que o de seguros de vida ou saúde em nosso país, como explicou essa matéria no site do jornal O Dia: Insurtech cria moeda virtual para recompensar motoristas. A reportagem complementa que os tokens cryptomiles poderão ser trocados por serviços em lojas de autopeças e postos de combustíveis, segundo Márcio Pessoa, um dos fundadores e diretor de marketing da DriveOn, o motorista ganha os ativos digitais em troca do repasse de informações sobre características de condução e dados de manutenção do veículo, o que se dá via aplicativo de celular ou dispositivo acoplado à porta OBD do carro.
Aliás, as empresas de seguros estão de olho na tecnologia posta em prática pelo Bitcoin, investindo em espaços de coworking como fez a HDI Seguros na notícia que compartilhei aqui em Cryptotechs (empresas Fintech de criptomoedas e blockchain) podem receber investimentos do novo hub de inovação Distrito em São Paulo/SP, ou integrando em produtos inovadores, como esse outro link de setembro do ano passado: Komus, startup de proteção compartilhada para smartphones com tecnologia blockchain.
Já a proposta da Jaguar Land Rover, que tem uma fábrica no Brasil em Itatiaia/RJ, está ligada ao projeto IOTA (https://www.iota.org), focado em IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas) e distributed ledger (eles preferem não usar a palavra blockchain em sua definição) cujos criptoativos já são negociados em várias corretoras. Consultando o site @coingecko vemos que hoje o preço de sua criptomoeda MIOTA está em U$ 0.278
Cryptomiles.io - Primeiro ICO de Mobilidade da América Latina. Tokens de Utilidade Cryptomiles. Conheça o projeto revolucionário de mobilidade em blockchain da DriveOn...
Source of shared Link
