
Nos últimos dias dois anúncios de tokens conduzidos por empresas brasileiras tiveram em comum a promessa da estabilidade ou valores atrelados a cotações de moedas governamentais, fiat ou fiduciárias. A BRZ Token (https://www.brztoken.io) sincronizada com o Real e a Gomoney (https://gomoney.me), cujo ativo digital GMC vem com a promessa de parear com o Dólar, moeda dos EUA.
Coincidência ou não, compartilhei aqui outras iniciativas de tokens dito estáveis no começo deste mês - Links sobre criptomoedas atreladas ao Real para o dia do aniversário do Real - meio que celebrando os 25 anos do fim do último ciclo de hiperinflação no Brasil. Segundo outros sites que postaram sobre o BRZ token, desta vez a diferença é que a empresa responsável Transfero Swiss está sediada na Suiça - Fintech lança ‘criptoreal’ com liquidez global (Valor Investe) - e já é negociada em uma grande exchange global - Stablecoin brasileira é listada na Bittrex e é procurada por bancos e pelo Alibaba (Cointelegraph Brasil). A criptomoeda BRZ já aparece no site da @coingecko no link https://www.coingecko.com/en/coins/brz e apesar de ser mais uma pode não ser a última. Pois outra matéria no Cointelegraph, que compartilho no final do post, diz que a corretora Binance não descarta lançar sua versão tb.
Já a stablecoin Gomoney, segundo matéria no site Cointelegraph Brasil - Startup brasileira lança stablecoin lastreada em dólares para competir com PayPal - seria a primeira criptomoeda com valor paralelo em dólares feita por uma empresa brasileira. O site Infor Channel - GoMoney lança primeira criptomoeda estável no Brasil - reforça que Maurício Pires, Co-CEO & CIO da GoMoney, defende que a esperada baixa oscilação minimiza os riscos. Como comentei antes, diante da atual crise econômica , desvalorização cambial e inflação crescente no Brasil, e beligerância comercial, protecionismo, crescimento da dívida e juros nos EUA, talvez seja melhor trocar o termo stable coin (estável) por pegged coin (atrelado).
Para escrever a matéria sobre a Binance, o steemian @ezekielgomes entrevistou o diretor de estratégia Gin Chao no mesmo evento que compartilhei aqui em: Sorria vc está sendo tokenizado. Blockchain, criptomoedas e dados pessoais na publicidade e redes sociais. Este é o nome da minha apresentação no evento Blockcrypto nesta quarta-feira (17/7) em SP. Outra steemian, @aliny, tb esteve presente e me mandou um registro fotográfico, que compartilhei aqui tb em: Apresentando minha resenha no evento Blockcrypto Expo 2019 na Fecomércio em SP.
Cointelegraph Br: Diretor da Binance revela planos para o Brasil e fala sobre adoção de stablecoin lastreada em real: 'é uma opção'. Estrategista-chefe de uma das principais exchanges do mundo esteve no país para participar de evento e falou dos avanços da companhia na região...
Source of shared Link
