Muito mais do que uma “barriga lisa”, a técnica auxilia na diástase, fortalecendo o tônus abdominal e a postura.
A ginástica hipopressiva vem ganhando destaque no mundo fitness nos últimos tempos – você já deve ter visto algum influenciador ensinando como fazer. Está associado a uma “barriga negativa” mas, na verdade, a prática, quando feita de forma correta, é muito mais do que isso, sendo uma ótima opção quando o assunto é fortalecimento abdominal.
Foi inspirado na prática de Uddiyana Bandha, na década de 80, com o objetivo de auxiliar no período pós-gravidez, substituindo os tradicionais exercícios abdominais.
BENEFÍCIOS DA ACADEMIA HIPOPRESSIVA
O que é diástase?
A condição ocorre durante a gravidez e é quando os músculos da barriga da mulher se separam naturalmente, abrindo espaço para que o bebê seja gerado, explica Gizele Monteiro, mestre em fisiologia e autora do livro "Vencendo a Diástase".
Após a gravidez, os músculos devem retornar naturalmente ao seu lugar. No entanto, a maioria das mulheres passa por diástase patológica - uma separação maior do que o esperado, ou um rasgo no tecido que liga os músculos abdominais, deixando a barriga com os músculos estendidos muito tempo após o parto
GINÁSTICA HIPOPRESSIVA X PERDA DE PESO
Muitas vezes a técnica está ligada à perda de peso, devido aos resultados estéticos que proporciona. Márcio Velasques, especialista em emagrecimento, explica que a ginástica por si só não faz milagres na hora de perder alguns quilos. “Esse exercício por si só não promove a perda de gordura, mas é de suma importância no processo de emagrecimento, justamente porque estimula o funcionamento intestinal e sua ação postural, fortalecendo a musculatura lombar”.
Paulo Junior, professor de educação física, conta que a técnica (conhecida como vácuo no mundo dos atletas) também é muito utilizada pelos fisiculturistas para destacar os músculos abdominais durante as apresentações.Promove uma mudança de tônus devido aos exercícios, gerando fadiga nesses músculos que são muito difíceis de trabalhar e após a recuperação (do cansaço) faz com que eles se desenvolvam, deixando a aparência de barriga lisa mais evidente”.
Assista o vídeo 👇👇