
Enquanto curtia os momentos festivos do último Natal e Ano Novo, entre um passeio e outro, piscina, florestas e comidas, dava uma olhadela no Telegram pois havia feito alguns contatos importantes que poderiam responder a qualquer momento, e tempo – no criptouniverso, não é bom perder.
Num dia recebi um recado e respondi perguntando o que o contato (de nome Chen Gon Du) precisava, tendo o retorno apenas no outro dia – vou contar o que aconteceu:
Um perfil sério e aparentemente verdadeiro me contou que em seu país algumas transações e sites haviam sido banidos e que necessitava de ajuda. Bem então eu respondi prontamente que sim, sempre fui um sujeito pronto a ajudar qualquer pessoa em tudo o que pudesse fazer.
O sujeito então me disse que necessitava sacar um determinado valor em Bitcoin mas pelo país dele (China) não conseguia, e que nem mesmo VPN funcionava – com um poder de persuasão incrível me explicou o que eu precisaria saber, e que, por fim, me deixaria com 0.7 BTC (que aliás é um valor interessante), bem mas naquele momento eu não pensava no valor e sim no bem-estar daquela pessoa que parecia muito assustada e preocupada com o que havia lhe acontecido.
Bem, o primeiro passo então era entrar na Exchange (https://cryptoeset.com/), fazer uma conta, confirmar via e-mail e enviar ao sujeito minha UID para que ele então enviasse através do suporte via e-mail da Exchange o saldo em BTC para que sacasse daqui (fora da China).
Como um macaco velho na “criptofloresta” usei um e-mail não exatamente válido (quem ler entenda) e uma senha nunca antes utilizada – vai que…
**no criptouniverso só é seguro o que você tem “em mãos”. **
Passei a UID e em 15 minutos recebi 2.54 BTC. Pensei, ok!
Vamos lá depositar esse saldo para o sujeito – pedi sua carteira, o que prontamente me passou e disse: “please sent me my 1.84 btc”
Como estava pensando desde o início em ajudar, não me importei com a quantidade e fui logo pedindo o saque total, e aí é que eu fui “hackeado”!!!
Bem…
Com certeza você está curioso sobre o que e como aconteceu não é?
Antes de continuar quero chamar a sua atenção para que você preste muita atenção no alerta que este artigo trará!
Há muito tempo eu recebo por e-mail pedidos de ajuda para fulano, ciclano e beltrano desembaraçarem documentos aqui a fim de enviarem heranças milionárias para o Brasil, por ser um país fantástico, livre e bonito de se viver – realmente o é, eu amo meu país.
Outro conto bem antigo é o do bilhete premiado, em que um sujeito simples e humilde chega pedindo ajuda e a parte gananciosa querendo levar maior vantagem, cai do cavalo e sai com prejuízo grande, pasmem, já conferi situação em que uma Sra perdeu a bagatela de R$ 40 mil no conto.
Mas… como você deve estar aí pensando, o Ace é burro e caiu no velho conto, isso acontece no mundo todo e você caiu!?
Não é bem assim meu nobre cripto (ou não) colega!**
Primeiro que eu não caí (ufa!).
Segundo que é sempre bom revelar como os golpes acontecem (quanto mais gente souber, menos cairão).
Então vamos lá!
Vou explicar que fiz todos os procedimentos, a fim de saber como agem os golpistas e vir aqui descrever para que você ou seus conhecidos (claro que vou pedir para você compartilhar esse artigo) não caírem em golpes como esse.
Conheça um pouco sobre a Exchange:


Ao fazer o cadastro é interessante perceber o que o site descreve sobre a Exchange, repare no histórico e no chat online. Claro que o site não foi construído ~mobile friendly, mas pode enganar muita gente, se assim não fosse o golpista não o construiria e não insistiria em continuar com a ação.
O histórico nos mostra ação desde 2013 (vamos na sequência olhar o que o Who is nos diz sobre o domínio – conferência simples). O chat online não mostra data/hora das mensagens, nem mesmo se existe um moderador ou atendente por parte da Exchange.


Algo muito interessante é que a plataforma é montada para simular funcionamento real, mostrando o número de usuários online (mesmo que os dados sejam falsos), e tem uma opção de trade (que realmente parece funcionar com ordens de compra/venda reais).

Na tela acima já identificamos o depósito de 2.54 BTC, entre a visualização de outros detalhes que citei.
Perceba agora na tela seguinte que ao solicitar um saque, o sistema nos pede alguma coisa:

Sério isso? Instalação de um aplicativo? Fui conferir e para celular não existe! Apenas para Windows!
Puxa, aí já podemos perceber que algo realmente estranho está acontecendo, você já viu a Binance, Bittrex, Bitfinex, Bitmex entre tantas outras Exchanges pedirem para você instalar algum software exclusivo para Windows a fim de liberar saques? Creio que não!
Agora o que é mais bizarro é o tipo de arquivo que você deve baixar, veja:

Um arquivo de extensão .rar? Aí já é palhaçada né? Não ria!
Pessoas já caíram em tal golpe – aí você pode dizer, "mas eu não, não sou idiota"!
Tudo bem, parabéns para você, mas agora faça a sua parte e avise as pessoas, divulgue tais golpes – do contrário mais pessoas irão cair (seja por querer ajudar ou por ganância) e, com certeza, isso não ajuda o criptomercado a crescer.
Agora perceba o absurdo que chega esse golpe, o site da Exchange mostra até um passo a passo sobre como fazer para o aplicativo funcionar:







Bizarro né?
Agora vejamos o que o Who is tem a nos informar, e então vamos a conclusões:


Domínio registrado quando? 25 de dezembro de 2018? Está de sacanagem!
Presente de Natal?
Mas o histórico não mostrava 2013? Isso mesmo!
Desvendando o golpe
Sei que você já deve estar pensando em como o golpista age! Veja bem, é trabalhoso para ele, mas se ele faz isso é porque realmente tem gente caindo, mais uma vez eu te peço, compartilhe esse artigo para mais pessoas serem alertadas.
- O scammer cria o site, no registro com proteção dos dados de pessoa privada ou dados falsos em alguns casos;
- Sempre troca o domínio e servers;
- A fachada do site pode até enganar, mas não existe banco de dados que funcione a favor do usuário;
- O scammer cria um site que simula uma
Exchange, com registro, e-mail de confirmação e etc; - Pede o UID à vítima, para que identifique
o otárioe então coloque no sistema (somente através do banco de dados) a quantidade de BTC ou qualquer outra moeda com que aExchange“trabalhe”; - Enche os olhinhos da vítima com um saldo e então “vende” o peixe (que é o software) para abrir o computador da vítima e fazer a festa;
- Enquanto enrola a vítima para resolver o problema do saque falso e ajudar o coitadinho, o cracker ganha tempo para explorar e montar o cenário que desejar com a máquina da pobre vítima;
- Bem, até aqui, expliquei de forma bem objetiva como a coisa acontece, agora pra frente você pode usar a criatividade e imaginar o que mais pode acontecer, o prejuízo não tem muito limite se você parar para refletir! TODO O CUIDADO É POUCO!
Como eu disse, infelizmente tem gente que cai em golpes assim! Existem formas de descobrir o golpe? Claro que sim… Desde a mais simples como descrita aqui (Who is) até as formas mais técnicas de pesquisa e investigação, se você não é capaz tecnicamente, procure algum conhecido que o seja, antes de se aventurar. Não se iluda com valores!
Não caia na lábia de pessoas (especializadas nisso) que se mostram desesperadas, assustadas, pedindo para você ajudá-las.
É lógico que devemos sempre ajudar as pessoas por onde passarmos, mas existem maneiras mais seguras e justas de se ajudar alguém, e essa condição montada não é a melhor maneira de você prestar ajuda!
Quer ajudar? Muito bem, parabéns, que Deus o abençoe e lhe dê sabedoria, além de condições para fazê-lo! Procure um hospital, um orfanato, um asilo, uma igreja, uma comunidade carente, esteja atento quanto houver chuva torrencial, desastres naturais, até pelo imposto de renda é possível ajudar, procure uma escola, um programa de TV, até mesmo existem projetos em blockchain que auxiliam ONGs e/ou instituições de caridade (se desejar me procure no PV a fim de saber sobre isso), enfim, existem tantas formas de ajudar!
Veja o que poderia ter acontecido se eu desse sequência ao que foi pedido pelo sujeito:
- Ao instalar o software em meu computador certamente abriria portas para os dados saírem, ou para mais infecções acontecerem;
- Ter dados roubados. Ex: Private Key de moedas que eu tenha no computador, outros dados, fotos, vídeos e etc;
- Sistema danificado ou ainda pior, sequestrado com pedido de resgate em criptomoedas (já vi isso acontecer – pedido é alto – vale a pena o risco?);
- Outros prejuízos que você possa imaginar se um cracker (
lá no título eu coloquei hackeado, porém o termo correto é crackeado) tiver acesso a seu computador – só você sabe o que tem nele e o que é de sua estima e valor.
No meu caso, o que aconteceu? O que eu recebi por “ajudar”?
Veja o recado no Telegram, depois disso o scammer não mandou mais nada – será que precisava realmente de ajuda, ou queria me roubar?

Você quer ganhar o dinheiro né? Eu sei, é muito bom tê-lo! Mas cuidado!
Lembre-se que o TEMPO é amigo dos bons negócios!
Invista seu tempo e dinheiro com segurança, analise bem os passos que vai dar, as posições de entrada, saída e stop!
Analise bem os projetos em que vai se colocar para não queimar cartuchos no criptouniverso, dê passos seguros.
Existem formas incríveis de investir o seu dinheiro e tenho com segurança, existem projetos de criptomoedas com soluções reais, já em funcionamento ou caminhando para o sucesso.
Exemplos de bons investimentos de tempo/dinheiro:
- Masternodes (Zcore, Giant e etc);
- Stake;
- Aprender programação;
- Encontrar o que te chama atenção no mundo da Tecnologia;
- Aprender a mexer, configurar e construir soluções Linux, Web, blockchain e etc;
- Colocar a cabeça para funcionar e pensar em soluções para os problemas existentes no mundo, bem como no universo cripto;
- Trabalhar focado e concentrado;
- Encontrar o que te faz feliz na vida profissional, pessoal, emocional e lazer;
- Andar de bike;
- Viajar (Dica: Fique rico viajando);
- Trabalhar em projetos blockchain que possuam governança;
- Dedicar tempo em coisas que te faça feliz;
- Dedicar tempo para fazer sua família feliz;
- Entre tantas outras coisas que você com criatividade e seriedade possa pensar, idealizar, projetar e obter sucesso!
Todos têm um espaço no universo, corra atrás do seu!
Seja persistente, fuja de “dinheiro fácil”, use a cabeça (não só para usar chapéu, boné ou fazer chapinha)!
Sucesso nos empreendimentos deste novo ano! Abraço!
OBS: Agradeço ao irmão @amontecal1 por me ajudar no primeiro post aqui no Steemit. Te desejo sucesso sempre amigo, sabe disso! Abração.
Quer colaborar?
Zcore: ZMEYAW4JK8ZTWRv5N6rEAqM8mZJSeyZ7kG
BTC: 3PCV56fngChi7NH4Y7jrVYBk95kfX4GDQg
GIANT: GQf6DWbe9BtPeLGR1HCyy9u87Gx1yjpwiP
SmartCash: STrDY1Wc4pYFFYSKkzjwHaCzwRQo4zrPav