Opa, alguém já teve interesse em aprender Python? Bom, vou tentar pelo menos deixar mais claro para quem quer iniciar neste mundo (recomendo muito)
Bom, antes de tudo, precisa-se conhecer os fundamentos do Python.
Python é uma linguagem de programação de alto nível amplamente utilizada em várias áreas, como desenvolvimento web, análise de dados, automação, aprendizado de máquina e muito mais.
Sintaxe Simples e Legível: Uma das características mais distintivas do Python é sua sintaxe simples e legível, que utiliza indentação para definir blocos de código. Isso torna o código Python fácil de ler e escrever.
Variáveis e Tipos de Dados: Em Python, você pode criar variáveis para armazenar dados. Alguns dos tipos de dados básicos incluem inteiros (int), números de ponto flutuante (float), strings (str) e booleanos (bool). A linguagem também permite que você crie seus próprios tipos de dados.
# Exemplos de variáveis e tipos de dados
idade = 25 # Valor Inteiro (Números sem vírgula)
altura = 1.75 # Valores flutuantes (Os que possuem vírgula)
nome = "Alice" # Strings/Letras (São os que são letras :v)
ativo = True # Boolean (São verdadeiro ou falso)
Existem alguns detalhes em tipos de dados em Python, no tipo "Strings", números também podem ser Strings, é meio confuso de inicio, mas caso você tente somar um número dentro de uma String com um outro número, irá gerar um erro!
Por exemplo:
idade = "25"
ano = 2023
print(idade - ano)
Isso irá gerar um erro pelo tipo de dado da idade, é um pouco mais avançado, mas manter isto em mente vai facilitar algumas horas de dor de cabeça.
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Estruturas de Controle de Fluxo: Python tem estruturas de controle de fluxo, como condicionais (if, elif, else) e loops (for, while) para controlar o fluxo de execução do programa.
# Exemplo de estrutura condicional
idade = 18
if idade >= 18:
print("Você é maior de idade.")
else:
print("Você é menor de idade.")
Imagine
if como: Se algo
elif como: Se não se algo
else como: Caso não
Um exemplo:
Se sua idade for maior que 18:
Então faça algo
Se não se sua idade for maior que 14:
Faça outra coisa
Caso contrario:
Faça algo diferente
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Listas e Sequências: Listas (list) são usadas para armazenar coleções de itens. Python tem uma ampla gama de operações para trabalhar com listas.
# Exemplo de lista
frutas = ["maçã", "banana", "laranja"]
numeros = [1, 2, 3, 4]
Listas podem armazenar diversos tipos de dados, praticamente todos, inclusive listas dentro de listas, mas isso é mais avançado, se está começando, não se apegue tanto
Funções: Você pode definir funções em Python para reutilizar código e modularizar programas.
Isso é mais avançado, mas acredito que possa ser entendido. Não entender é super normal, nunca se culpe por não entender algo.
# Exemplo de função
def saudacao(nome):
return f"Olá, {nome}!"
mensagem = saudacao("Maria")
print(mensagem) # Saída: "Olá, Maria!"
Vamos lá, vou tentar explicar.
"Def" significa que queremos definir uma função, assim como em algumas linguagens, onde a variável tem que ser definida com var nomedavariavel.
Depois do def, temos o nome da nossa função, no caso "saudacao" (nunca use acentos, espaços e caracteres especiais nos nomes!!).
Depois do nome da função, temos um argumento o "nome", pense nele como uma variável qualquer, até porque ele é mesmo :v.
Agora dentro do código demos um retorno nele (assim podemos usar o print para exibir o resultado)
Após isso, definimos nossa mensagem, guardada dentro da variável mensagem, passando o valor do argumento, no caso "Maria"
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Existem muitas outras coisas, porém acho que isso já sai do básico (acho que já saí na verdade).
Pretendo ainda postar alguns artigos focados nestes conceitos, caso gostem ;)