
O que são rollups?
Rollups são um desenvolvimento recente destinado a aumentar a escalabilidade do Ethereum, realizando cálculos fora da cadeia de blocos (off-chain), agrupando muitas transações em um único lote e enviando-o para a cadeia principal do Ethereum em uma única ação. Em vez de enviar cada transação separadamente, os operadores de rollup enviam um resumo das alterações necessárias para representar todas as transações em um lote.
Para poder trabalhar em um rollup, os fundos precisam ser bloqueados em um contrato inteligente na camada 1 da cadeia de blocos. Isso permite que as transações sejam processadas sem a sobrecarga de todos os dados associados à realização de uma transação na cadeia principal. Os rollups reduzem significativamente os tempos de processamento de transações e as taxas de gás associadas.
Categorias de Rollups
Atualmente, existem dois tipos de Rollups usados principalmente para escalar o Ethereum.
ZK Rollups (Zero-Knowledge Rollups) - por exemplo: zksync, loopring etc
Optimistic Rollups - por exemplo: Optimism, Arbitrum etc
A principal diferença entre os Rollups ZK e os Optimistic está na forma como este lote de transações se torna final.
O que são ZK rollups?
Nos ZK rollups (sendo 'ZK' a abreviação de 'zero-knowledge'), o lote de transações é verificado quanto à correção na rede Ethereum. Após a verificação ser aprovada, o lote de transações é considerado final, assim como qualquer outra transação Ethereum. Isso é alcançado por meio do poder de provas de validade criptográficas (comumente chamadas de provas de conhecimento zero [zero-knowledge proofs]). Com qualquer lote de transações off-chain, o operador de ZK rollup gera uma prova de validade para esse lote. Assim que a prova é gerada, ela é enviada ao Ethereum para tornar o lote roll-up final. No zkSync, isso é feito por meio de um SNARK, uma abreviação de argumento sucinto e não interativo de conhecimento (Succinct Non-Interactive Argument of Knowledge).
O que são Optimistic rollups?
Os Optimistic rollups, por outro lado, não possuem mecanismo para provar a validade das transações off-chain. Em vez disso, eles são considerados "otimistas" porque assumem que as transações off-chain são válidas, a menos que se prove o contrário. Portanto, eles dependem de provas de fraude, um desafio ao estado apresentado ao Ethereum. Se tal desafio for apresentado, o operador do Optimistic rollup precisa mostrar que o estado e as transações em questão são realmente válidos. Este é um processo complicado e requer observadores para garantir que o operador do Optimistic rollup seja honesto o tempo todo.
L1 e L2: qual é a diferença?
O termo Camada 1 (ou L1) é usado para se referir à cadeia primária subjacente, como a rede Ethereum ou o Bitcoin. As blockchains da Camada 1 determinam as regras do protocolo e a finalidade da transação e realizam as funções de nível base das aplicações construídas sobre elas.
O termo Camada 2 (ou L2) é usado para descrever uma aplicação ou rede sobreposta que opera em cima da cadeia da Camada 1. Geralmente, são construídas para fornecer soluções adicionais de escalabilidade, assumindo uma parte das tarefas baseadas em transações para aliviar o impacto na cadeia da Camada 1, acelerando os tempos de transação e reduzindo as taxas de gás.
zkSync é uma L2, onde a L1 é a cadeia principal Ethereum.
Até meu próximo post. Que será sobre... zkSync.
Vamos conhecer isso direito.
E inclusive mostrar como funciona.
Essa é uma forte candidata a um futuro Airdrop.
;D