Olá a todos, me chamo Antônio e sou desenvolvedor de software a pouco mais de 3 anos e tenho uma carreira focada em desenvolvimento de software, principal do front-end. Atualmente estou migrando gradativamente para o desenvolvimento full stack e trabalho como parte de uma equipe fintech em um projeto startup chamado FinFy cujo objetivo é simplificar para nossos clientes integrações com o sistema bancário brasileiro.
Hoje eu me encontro em um ponto da carreira no qual muitos dos desafios diários são mais de manter padrões e aplicá-los no código do que propriamente desafios técnicos.
Acredito que todo desenvolvedor tem esse momento na carreira no qual não é mais questão do código compilar ou não e sim se o código está limpo, organizado, coerente, semanticamente legível e com a nomenclatura correta. A sintaxe precisa ser implícita e não há espaço para erros de tipagem, nulidade ou tipos indefinidos.
O leque de tecnologias de desenvolvimento tem se expandido infinitamente ao longo dos últimos anos e principalmente nesse momento de pandemia no qual quase todo desenvolvedor que atua ativamente no mercado de produção de software teve suas demandas aumentadas. Consequentemente a demanda por melhores tecnologias cresceu e agora se sobressaem aquelas cuja curva de aprendizado é menor.
Eu sou da stack do JS, trabalho com typescript, node.js, react.js, next.js, graphQL, axios, requisições https, api rest, api gateway, aws serverless, dynamo db, etc.
Tantas tecnologias exigem meses de estudo árduo e mais alguns anos de prática para que se possa considerar um profissional produtivo na junção de todas essas ferramentas do universo js.
Eu gostaria que muitos me acompanhassem pela blockchain da hive se possível, mas sei que o hive de hoje é focado principalmente no público americano e pretendo usá-lo como CMS ao longo dos próximos meses, ou talvez anos até que brasileiros realmente venham em peso para o hive.
Agradeço a você que chegou ao final desse post nos veremos nos próximos posts em Dev Walk
Fonte das imagens: Link