O diálogo é capaz de aproximar as pessoas, e resolver os problemas mais difíceis e consequentemente esclarece as mais diversas questões complicadas da vida. Um diálogo expressado com sabedoria se torna uma ferramenta poderosa para solucionar mal-entendidos e transformar campos de guerra em ambientes de paz e harmonia.
No entanto, um bom diálogo certamente exige saber escutar...
Saber dialogar com os próprios limites !

A nossa vida é um eterno "dialogar com o outro", porque precisamos conviver e aprender a viver com o outro o tempo todo de forma saudável. Dialogar vai além do que saber se comunicar ou simplesmente expor as ideias, é uma troca de ideias onde cada um expõe seu pensamento e ambos se entendem sobre tal assunto sem alterar o humor.
No entanto as pessoas querem ser ouvidas mas não estão muitas vezes dispostas a ouvirem, apenas querem expor seu lado absoluto e querem que os outros concordem, e isso acaba gerando conflitos infindáveis...
As virtudes do diálogo !
No caso do diálogo, antes de falar temos que ter a prudência necessária, ou seja, pensar antes de falar... é pensar no efeito e nas causas que nossa fala compromete aquela ocasião, é falar de forma mais leve possível, um falar sem um pré julgamento, não podemos ser injustos com os outros e criar a possibilidade de falar com má fé com as pessoas.
Entender o outro é se colocar no lugar do outro, e podemos fazer isso quando começamos a observar os nossos próprios erros e paramos de enxergar e apontar os erros dos outros. Para começar tente refletir, quando falamos com alguém de forma agressiva, será que conseguimos nos colocar no lugar da outra pessoa? De fato... Quem fala o que quer, ouve o que não quer ouvir.
