
O que importa é mais a qualidade, isto é colocar energia e concentração no teu treino, e não tanto a quantidade de horas. Mais importante ainda é a continuidade e regularidade, se fizer poucas sessões semanais, mesmo com duração de apenas 1 hora, mas manter esta rotina de forma adequada ao longo de muito tempo, teu nível de jogo chegará muito mais longe do que aquele jogador que se empolga no início, fica obcecado só pensando em xadrez, estudando muitas horas por dia, mas depois se desilude e para de jogar por longos períodos.
Jogar Bastante
Em primeiro lugar entre 50% e 40% do seu tempo gasto com xadrez deve ser jogando. Não adianta só estudar e não praticar.
Você pode jogar pela internet ou contra o computador se não tiver adversários.
Deve jogar partidas mais longas e também Blitz, para treinar o apuro de tempo. Nas partidas pensadas não se esqueça de anotar os lances numa planilha, para treinar a notação algébrica.
Resolver Problemas
A resolução de exercícios tem um papel importante, para isto você pode utilizar um livro de finais, tática ou composições de problemas artísticos, separe regularmente um horário para resolver problemas, sempre com limite de tempo no relógio, não mais que 10 min por desafio, o limite de tempo te ajuda a se concentrar melhor, lidar com a pressão e não ficar ocioso.
Reserve também um tempo para resolver exercícios no computador, o site do chesstempo pode servir para isso, resolva pelo menos uns 2 ou 3 exercícios de finais e uns 4 ou 5 de tática todos os dias.
Ler e estudar Livros
Ai vem a parte do estudo propriamente dita, e você deve estudar todos os temas do jogo ao invés de ler um livro inteiro de cada vez sobre um único tema.
Divida o tempo de estudo e use para cada tema um livro diferente, assim você vai na verdade estudando vários livros ao mesmo tempo, por exemplo: 20% tática, 20% finais, 40% estratégia. 10% aberturas. Estas porcentagens podem ir mudando conforme o que você achar que está precisando mais no momento.
Sobre esta parte de como estudar através de livros de maneira eficiente, e sobre outros aspectos importantes do treinamento em xadrez, ainda vamos nos aprofundar mais em breve. Mas este pode ser um bom começo. Divirtam-se.
Leia mais em: Pedro Canella - Todos os Artigos